Principais Óleos Essenciais Pt.1

Óleos essenciais são versáteis – um único óleo pode desempenhar uma infinidade de funções. Listaremos a seguir 05 óleos essenciais que possuem aplicações em diversas situações do cotidiano. Cada óleo listado possui uma pequena descrição para ajudá-lo a decidir sobre qual deve ser utilizado no tratamento proposto. 

Lavanda (Lavandula angustifolia)

O óleo essencial de lavanda é um óleo indispensável, ele não apenas é um óleo importante para uso em casa, como também, diversas pessoas não saem de casa sem levá-lo em mãos. De certa forma, consideramos a Lavanda como a “mãe” de todos os óleos essenciais pois: é extremamente versátil e também poderoso. Apesar de possuir um aroma maravilhoso, ainda assim não agrada a todos os gostos, mas quando alguém sofre alguma queimadura, corte, picada de inseto, dor de cabeça, abcesso dental ou insônia, é da Lavanda que essa pessoa precisará!

A Lavanda não é apenas um excelente tratamento natural, como também previne o stress, modula o sistema nervoso central trazendo calma, relaxamento e diminuição da carga de stress. O óleo essencial de lavanda é um antisséptico natural, antibiótico e levemente antifúngico, além de ser sedativo e combater a depressão. Este é um dos poucos óleos essenciais que pode ser aplicado diretamente na pele, em situações mais graves, sem a necessidade de uma diluição prévia.

Gerânio (Pelargonium graveolens)

O Gerânio é incrivelmente encantador. Sua produção principal ocorre no Egito, onde encontramos a sua maior qualidade, o aroma do óleo essencial de gerânio é suave e floral e amado pela maioria das pessoas, incluindo crianças e adolescentes. O aroma suave do gerânio esconde o fato de que ele é um óleo antisséptico e bactericida, sendo uma ótima escolha na hora de preparar blends para combater infecções, aliando também ao tratamento o seu poder analgésico. É indispensável o seu uso em tratamentos de distúrbios circulatórios, ou desordens no sangue; ajuda a combater frieiras e ajuda a aliviar os efeitos relativos à hipotermia. Possui atividade direta no balanço hormonal e é um componente ideal para tratar desordens do sistema reprodutor feminino, incluindo problemas menstruais, menopausa e infertilidade.

Também é um excelente tratamento revitalizador para a pele, entregando um brilho radiante para a pele, por conta das suas propriedades adstringentes . Atua profundamente nas emoções, sendo um tonificante para o sistema nervoso central e sedativo. Ao adicionar 1 ou 2 gotas em um blend de tratamentos, ele retira todo o aroma de “medicamento” existente naquele blend. Se utilizado no ambiente, entrega um equilíbrio, por conta do seu cheiro suave.

Tomilho qt. Linalol (Thymus vulgaris ct. Linalool)

Existem diversas espécies de Tomilho no mercado, porém, o quimiotipo linalol é o mais utilizado, por conta da sua alta compatibilidade com a pele e da sua longa história em tratamentos medicinais utilizados na aromaterapia, sendo considerado não irritante.

O óleo essencial de Tomilho qt. Linalol é considerado como um guerreiro bem forte em um campo de batalha, possuindo poderosas propriedades antissépticas, antivirais, bactericidas e fungicidas. Poucos óleos são tão utilizados para tratar infecções internas de diversas naturezas, ou quando a gripe e outras doenças contagiosas são tratadas. Apenas uma ou duas gotas se misturadas aos óleos de gerânio, limão e cardamomo, por exemplo, podem ser utilizadas como difusor de ambientes purificando o ambiente e trazendo propriedades anti-infecciosas ao local.

As características antimicrobianas do óleo essencial de tomilho, é potencializada pelos seus outros componentes, atribuindo a ele as propriedades de imunoestimulante e um potente diurético. O Tomilho também é excelente para tratar entorses e dores nas articulações, além do reumatismo. Em casos de neuralgia e fadiga, além de tratamentos de couro cabeludo e da pele, sobretudo na acne. Age como um estimulante cerebral, aumentando a capacidade cognitiva da pessoa.

Camomila Romana (Anthemis nobilis)

Existem diversos tipos de óleos essenciais produzidos a partir da Camomila, porém existem dois tipos que são mais usuais na aromaterapia, a Camomila Romana, que é esta que detalharemos a seguir, e a Camomila Azul/Alemã (Matricaria recutita), a qual é distinguida por conta do seu alto teor de camazuleno e a sua cor belíssima em tom azul escuro.

O óleo de Camomila Romana é um excelente anti-inflamatório, o qual pode ser utilizado em uma grande variedade de condições de saúde. Também é antisséptico, analgésico e é utilizado no tratamento de queimaduras, entorses, diarreia, náuseas e febre. Possui propriedades rejuvenescedoras para a pele, é calmante, sedativo, sendo muito útil em condições de stress, depressão e insônia.

Aromaticamente, atua de forma forte e suave ao tratar a mente, o corpo e o espírito, trazendo a sensação de paz. Possui um grande uso em crianças e em gestantes, por conta do seu efeito suave no organismo.

Alecrim (Rosmarinus officinalis)

O óleo essencial de Alecrim é um excelente analgésico, utilizado em todos os problemas musculares, especialmente em casos de artrites e reumatismos. Pode ser utilizado para tratamentos de doenças relacionadas ao trato respiratório, fígado e rins. Todas essas características trazem ao Alecrim o poder energizante ao corpo, combatendo a exaustão, o estresse físico e mental.

O Alecrim é considerado um medicamento para a memória, quando necessitar melhorar as suas habilidades de memorização e aumentar as funções cerebrais ele é a primeira escolha. Também pode ser utilizado no tratamento para a depressão, enxaqueca, dor de cabeça, ansiedade e tratamentos de beleza como celulite, acne e tratamento capilar, como a alopecia.


Leave A Comment