Principais Óleos Essenciais Pt.2

Completando a lista dos 10 principais óleos essenciais, conheça a peculiaridade de óleos exóticos e os seus efeitos sistêmicos em nosso organismo.

Hortelã-pimenta (Mentha piperita)

O óleo de hortelã-pimenta é muito utilizado para tratar distúrbios ligados ao sistema digestório, incluindo a indigestão, flatulências, síndrome do intestino irritável, estomatite e halitoses. Também pode ser utilizado em tratamentos respiratórios e cuidados relacionados ao sistema circulatório. É analgésico, antisséptico, trata resfriados, anti-inflamatório, com algumas propriedades fungicidas. Possui um lugar fixo no tratamento da congestão nasal, dores de cabeça, enxaquecas, irritações de pele, reumatismo, dor de dente e fadiga. Possui propriedades incríveis para manter formigas, moscas e mosquitos distantes do corpo e de alimentos.

Cardamomo (Elettaria cardamomum)

O cardamomo possui diversas propriedades medicinais, começando com os seus efeitos calmantes no sistema digestivo, sendo uma excelente opção quando cursar com flatulências, estomatite, dores abdominais, síndrome do intestino irritável ou doença de Crohn. Cardamomo é bactericida e fungicida, sendo também analgésico e anti-inflamatório. Auxilia a tratar dores musculares e espasmos, acalmando o local. Pode ser utilizado no tratamento de problemas respiratórios, incluindo as tosses e é eficaz no tratamento das intoxicações alimentares.

O óleo essencial de Cardamomo pode ser utilizado em casos de exaustão física, mental e emocional, sendo estimulante em casos de cansaço excessivo e fadiga, acalmando a mente e o corpo nesses casos.

Limão (Citrus limon)

O óleo essencial de Limão possui ação tônica no sistema linfático e uma ação estimulante no sistema digestivo. Pode ser utilizado para aliviar ataques biliares, e quanto combinado com outros óleos essenciais, pode contribuir para o tratamento de verrugas, picadas de insetos e tensões nervosas. O limão pode auxiliar a melhorar as funções metabólicas do corpo e é altamente funcional em tratamentos de pele. Se não bastassem tantos benefícios, ainda é sedativo e calmante, aumenta a concentração e o foco.

Eucalipto Globulus (Eucalyptus Globulus)

O óleo essencial de Eucalipto Globulus é utilizado para o tratamento de doenças crônicas, sendo altamente seguro e eficaz. O seu maior efeito medicinal está no tratamento específico para doenças relacionadas ao trato respiratório, porém possui outras propriedades também. É antisséptico, antibiótico, antiviral, diurético e combate o mau odor. Se for adicionado em algum blend de óleos, pode atuar no tratamento de cistite e candidíase. Refresca o corpo no verão, além de tratar contra a queimadura solar e espanta insetos.

Tea Tree (Melaleuca alternifolia)

O óleo essencial de Melaleuca é antisséptico, antibiótico, antiviral e antifúngico, fazendo-o ser utilizado em uma larga escala de possibilidades. É utilizado para o tratamento de várias infecções como a candidíase, micoses, pé de atleta, dores de dente, queimaduras, cortes e escoriações e em vários tratamentos de pele, incluindo a acne. Pode ser incorporado em sabonetes corporais e em shampoos. O óleo de Melaleuca é altamente utilizado como repelente para insetos e trata as suas picadas. Pode ser utilizado em aromatizantes de ambientes em casos que alguém esteja com uma doença respiratória de cunho contagioso.


Leave A Comment